Trazendo o espírito informal para fora do papel, temos feito várias acções para promover a nossa banda desenhada, umas na nossa casa, o Estúdio Criativo Anima, outras em espaços criativos como a Sequoia, e ainda pelas ruas da cidade de Maputo, onde distribuímos em banquinhas de livros usados as nossas bandas desenhadas.
OS INFORMAIS ANDAM POR AÍ!
A primeira experiência na Sequoia reuniu, a 20 de Dezembro de 2021, um grupo de 7 crianças e adolescentes. Ao longo da sessão, a escritora Ana Queiroz e o ilustrador Hélio Januário partilharam com o grupo o seu processo criativo e acompanharam a criação de uma banda desenhada por participante.
O entusiasmo dos participantes foi tão visível que a equipa decidiu repetir a dose, num workshop com 10 crianças, a 26 de Fevereiro de 2022, onde desta vez participou também o escritor Álvaro Taruma, que também colabora na escrita da banda desenhada. Para além da ilustração, a componente da narrativa teve especial destaque com a sua participação, deixando uma semente para os futuros contadores de histórias moçambicanos.
Aliando estas acções com a venda de rua da banda desenhada Os Informais, a Anima tem como objectivo chegar a um público jovem com voz activa na sociedade. Novos ilustradores, escritores, designers, editores e muitos outros criativos estão a emergir em Moçambique. Os Informais andam por aí!